Redes Sociais

Rock Instrumental Brasileiro

Rock Instrumental Brasileiro

Rock Instrumental Brasileiro
"O que importa é o som". Literalmente! Talvez por isso o Brasil esteja com uma safra tão bacana de bandas instrumentais.

  Uma das bandas mais representativas do atual rock produzido no Brasil(esqueça o que você tem ouvido no rádio e visto na televisão) é o Macaco Bong. Vindos diretamente de Cuiabá- a Hell City brasileira, onde dá pra fritar um ovo em cima de um amplificador- o power trio elabora uma verdadeira explosão sonora, com referências que passam por King Crimson, Fugazi, jazz-fusion e muitos etcéteras sônicos.Bruno Kayapy é o guitar-hero da vez, tirando sons incríveis da guitarra- e aquele climão a lá Robert Fripp marca presença. O baixo seguro e intenso de Ney Hugo e a destruição positiva promovida pelo batera Ynaiã Benthroldo tornam o Macaco uma das melhores bandas instrumentais do pedaço. Com apenas um álbum lançado( o super elogiado “Artista Igual Pedreiro”) e promovendo uma nova maneira de distribuição e sustentabilidade na cena independente, o grupo aponta novos caminhos e perspectivas na trilha dos bons sons. Saca só:



  Outra banda instrumental(esses power trios estão tomando algo de estranho junto com a água... só pode!) vem diretamente do Rio Grande do Sul, o Pata de Elefante. O classic rock e a psicodelia ditam o tom, slides espertos aparecem á espreita, violões formam a base- influências de The Band, Byrds, Cream, Experience... tudo isso e mais um pouco você só vai se ligar ouvindo. A banda já está no seu terceiro álbum- disponível para download “na faixa” no site Trama Virtual. A alegria dos entusiastas do som retrô está feita. Esmagador.

  E quando se fala em rock instrumental não dá pra esquecer da já lendária trupe do Hurtmold. O grupo paulistano iniciou com escancaradas influências punks e da cena guitar dos anos 90, mas acabou assimilando outros sons e experimentações em seu sons- jazz, o post rock, música brasileira e outras bossas. Os multiinstrumentistas do grupo estão á solta, produzindo novos e instigantes álbuns, como os projetos Chankas, MDM e o trampo solo do batera M. Takara. Sons autorais. Climão cinemático.

  E não é só isso. Bandas como Ruído/mm, Retrofoguetes, Gasolines,Mamma Cadela e várias outras mantém o rock instrumental como uma das grandes apostas sonoras por aqui. Provavelmente, vai rolar ainda mais barulho. Simplemente, sem palavras!

  Gostou? Então veja um pouco mais em Ratos Quentes

                     

Deixe Seu Comentário:

Inscrever-se Canal Youtube