Redes Sociais

The Jimi Hendrix Experience - Axis: Bold as Love

The Jimi Hendrix Experience

The Jimi Hendrix Experience Axis:Bold as Love
Fazem exatos 40 anos que o símbolo máximo da guitarra iria solar em outro lugar. Nada melhor que homenageá-lo falando de uma de suas obras mais quentes.

    Axis:Bold as Love
                                     O sensacional e "mutcho loco" artwork de "Axis..."
  Em 1967, quando foi lançado "Are You Experienced" o mundo da música e toda a cultura popular de uma época recebeu um choque que “entraria pela bunda e torraria o cérebro(palavras do ilustre Lemmy Kilmister). Só uma frase louca dessas pra dimensionar o impacto da música do jovem Jimi Hendrix, que acompanhado por Mitch Mitchell(baquetas destruidoras com influência dos grandes do jazz) e Noel Reading(linhas de baixo ferozes e incomuns) elevou os níveis do rock e da guitarra elétrica acima de qualquer "experiência".   Depois de anos de sufoco e grana curta acompanhando grandes nomes como Isley Brothers, BB King e Little Richard, Hendrix finalmente brilhava com seu próprio trabalho.
                              Jimi Hendrix
  Podia ser o fim, mas...até parece. No mesmo ano, o Experience entrou novamente em estúdio para gravar o fundamental "Axis:Bold as Love" que ampliou ainda mais o vocabulário sônico do power trio. Apoiado pelos sensacionais escudeiros e pela maior tecnologia da época, Jimi provou estar em ponto de bala como líder de banda, compositor, cantor -e claro!- guitarrista.
  Embalado em uma luxuosa e psicodélica ilustração totalmente de acordo com a época, com referências ao hinduísmo, o álbum trazia 13 canções espetaculares, que transitavam pelo groove e pela total liberdade de criação, sem abrir mão de uma potência sonora pouco ouvida até então. A abertura com "Exp" cheia de ruídos e experimentações prepara o ouvinte para o clima jazzístico de “Up the Skies, marcada pelo então moderníssimo som do pedal wah-wah, e a pancadaria do ultraclássico "Spanish Castle Magic", com riffs explosivos e um trabalho percussivo simplesmente incendiário.
           
  Faixas marcantes como "Wait Until Tomorrow" e "Little Miss Lover" trazem um forte acento soul, ao passo que pérolas da iluminação musical como "Little Wing"(regravada por Derek and the Dominoes- ou Eric Clapton e seus amigos-, Stevie Ray Vaughan e meio mundo) "Castle Made of Sand" e "One Ray Wish" trazem o lado melodioso e climático de Hendrix, capaz de derreter o mais ranzinza dos corações. Já “If 6 was 9”- título e música altamente viajandões e “She so Fine”(cantada e composta pelo baixista Noel Redding) mostram e renovação do termo "psicodelia".
  E óbvio, a faixa-título, com seus solos inacreditáveis e letra que,com base em uma esperta metáfora era uma severa crítica a Guerra do Vietnã. No mínimo, um clássico!
             
             

             

  Passado mais de 40 anos de seu lançamento, "Axis..." é considerado um dos melhores e mais influentes álbuns de todos os tempos, e o predileto(escolha difícil e cruel) entre diversos admiradores do guitarrista. Depois de seu lançamento, Hendrix lançaria outras maravilhas da terra dos bons sons, como "Eletric Ladyland" e "Band o Gypsys" acompanhado por músicos como Billy Cox e Buddy Miles. E hoje, qualquer cara que escreva sobre música ou empunhe uma guitarra, tem por obrigação ter a obra de Jimi Hendrix cravada em sua memória musical.

                       Jimi Hendrix Pensativo

                     

Deixe Seu Comentário:

Inscrever-se Canal Youtube