Redes Sociais

CONTROL - A Vida De Ian Curtis

Control
Estrela 1Estrela 2Estrela 3Estrela 4Estrela 5
Control (2007)
Direção:Anton Corbijn com Sam Riley e Samantha Morton.
De forma poética, "Control" expõe o som e a fúria de uma das bandas mais influentes da história do rock.

Dirigido pelo cultuado Anton Corbijn(famoso pelos seus trabalhos fotográficos junto ao U2 e pela direção de videoclipes marcantes, como o de "Heart Shaped-Box" do Nirvana), CONTROL narra a vida de Ian Curtis, o líder inconsteste do Joy Division, banda que em apenas 3 anos de atividade definiu o chamado post-punk, soando como ritmo&voz de toda uma geração.
Baseado em um livro escrito pela viúva de Ian, o filme mostra a saga do vocalista desde o início dos anos 1970, quando o jovem passava os dias escrevendo poesias e ouvindo até furar discos como "Aladdin Sane" de David Bowie, passando pelo furor causado pelos Sex Pistols e por toda a onda do punk britânico circa 1977.
A maneira como o filme foi filmado-em p&b- mostrou-se um truque perfeito de Corbijn na tarefa de exemplificar não apenas os conflitos internos do protagonista, bem como a cinzenta e esfumaçada cidade de Manchester e toda o novo movimento sonoro e comportamental que eclodia naquela época.
Para os admiradores dos bons sons,o filme tem detalhes esplendorosos: as capas de "Space Oditty" de Bowie e "Transformer" do Lou Reed estampado as paredes do quarto de Ian; as inúmeras referências-verbais e visuais- a grandes nomes da cena musical da época, como Buzzcox, The Fall e Cabaret Voltaire, e a audição emblemática do clássico "The Idiot" de Iggy Pop.

Recordista de BAFTA's, Control cristaliza a imagem de Ian Curtis como o jovem compositor que, através da sinceridade, da poesia e de uma profunda melancolia, cravou o nome de sua banda na história do rock. E, pelos mesmos motivos, este filme tem tudo para entrar no hall das melhores cinebiografias dos últimos tempos.
Gostou? Então veja Dica de Filme para o fim de semana.

                     

Deixe Seu Comentário:

Inscrever-se Canal Youtube